MANUAL DO SIMULADOR DE MT V 2.00



  1. O arquivo de definição para uma MT deve ser somente texto, o qual pode ser criado usando o Notepad do Windows, por exemplo.

  2. O arquivo de definição para uma MT deve ter o seguinte formato:
  3. Cada símbolo ou conjunto de símbolos que aparecem de baixo de seu identificador deve vir separado por espaços ou novas linhas. As exceções são os conjuntos de transições e de fitas iniciais; deve haver apenas um destes componentes em cada linha.

  4. A ordem dos componentes de uma MT deve ser rigorosamente a listada acima, uma inversão nela fará com que o arquivo não seja aceito. Também, deve haver componentes de uma MT para todos os identificadores (@...). Um identificador sem componentes também levará o aplicativo a não aceitar a definição de MT. Ainda, o arquivo só deve possuir estes identificadores para ser aceito.

  5. Todos os estados devem começar com um identificador: &nome_do_estado. Já os símbolos que não são estados não devem possuir o & antes do nome.

  6. Não pode haver componentes repetidos para cada conjunto de componentes. O estado inicial, os estados finais e os estados em cada transição devem pertencer ao conjunto de estados da MT. Já os símbolos do alfabeto de entrada e os símbolos do alfabeto que aparecem nas transições devem pertencer ao conjunto de símbolos do alfabeto. Finalmente, os símbolos das fitas iniciais, a exceção da fita vazia, devem pertencer ao conjunto de símbolos do alfabeto de entrada.

  7. O símbolo "branco" é reservado, não podendo ser entrado como símbolo do alfabeto nem do alfabeto de entrada. Uma fita vazia é representada por este símbolo e ele não deve aparecer em uma fita não vazia. Também, uma transição não pode escrevê-lo na fita, porém pode lê-lo.

  8. É permitido apenas um estado inicial no arquivo de definição.

  9. Para iniciar o aplicativo, deve-se escrever no prompt de comando, no diretório onde está o arquivo jar do mesmo (o interpretador Java deve estar instalado corretamente):
    java -jar SimMt.jar
    O prompt de comando ficará suspenso até o fechamento do aplicativo e exibirá informações sobre erros e detalhes sobre a leitura do arquivo de definição que foi lido.

  10. Outra opção é dar dois cliques no arquivo SimMt.jar. Neste caso, apenas a janela do simulador estará disponível.

  11. O nome completo do arquivo de definição deve ser entrado na caixa de texto na área inferior do aplicativo. Se o nome do arquivo estiver correto e seu formato for o explicado acima, o aplicativo pedirá uma fita inicial entre as entradas no arquivo.

  12. Para escolher uma fita inicial, deve-se clicar na caixa de escolhas (combobox), onde está escrito "Escolha uma fita inicial" e escolher uma das fitas disponíveis.

  13. Feito isso, a fita inicial vai aparecer no painel superior, com a cabeça da MT apontando o início dela e o estado inicial escrito como estado atual, do lado da caixa de escolhas.

  14. Neste momento, se mais de uma transição for possível a partir do estado atual e da posição na fita onde a cabeça da MT se encontra, deve-se escolher uma transição na caixa de escolhas, onde agora está escrito "Escolha a próxima transição". Caso só haja uma transição habilitada, a mesma já estará selecionada na caixa de escolhas. Se não houver transições possíveis, nela estará escrito "Não há transições possíveis!". Se uma transição estiver sido escolhida, deve-se apertar o botão de avançar.

  15. Este último passo pode ser repetido até se chegar a um par < estado, símbolo > para o qual não há uma transição.

  16. A não ser no início da simulação, quando não há transições já realizadas, sempre é possível retroceder na simulação, apertando o botão "Retornar". Pode-se retornar, desfazendo transições o quanto for desejado, desde que haja alguma para ser desfeita. Isto permite que diferentes transições sejam escolhidas, para testar diferentes alternativas.

  17. Quando chegar ao estado final, aparece um diálogo avisando isso. Todos os diálogos devem ser fechados apertando-se o botão de OK. Não é possível usar o aplicativo enquanto um diálogo permanecer aberto.

  18. A qualquer momento em uma simulação (desde que não haja um diálogo aberto) é possível reiniciá-la apertando o botão "Reiniciar". Isso levará ao aplicativo fazer o pedido de uma fita inicial, para começar uma nova simulação.

  19. A qualquer momento durante o uso do aplicativo (desde que não haja um diálogo aberto) é possível abrir um arquivo de definição.

  20. A qualquer momento, para fechar o aplicativo, basta apertar o [X] no canto superior direito ou o botão fechar na parte inferior do mesmo.

Última atualização: 14 de julho de 2009